Por Gabriella Dantas (*)
Finalizei ontem a leitura da MELHOR crônica sobre imigração que eu já li na minha vida. Sem brincadeiras.
Sequelas, da Karla França, são 655 páginas ricas, envolventes, cômicas e sinceras que relatam a sua experiência como imigrante inicialmente em Portugal.
O que mais me encantou nesse livro foi o caráter humano e verdadeiro que ele traz consigo: A personagem principal, Maria Eduarda, traz consigo do Brasil toda a bagagem emocional e resquícios traumáticos – que a autora chama cuidadosamente de sequelas.
De forma extremamente poética e ao mesmo tempo grosseira e cheia de birras, a autora descreve, através de Maria Eduarda, cada experiência marcante que teve e como sua história de vida no Brasil (e suas sequelas) impactou a forma como ela viveu as experiências migratórias.
Acho que esse livro descreve cirurgicamente a experiência que é se virar sozinho em um novo país. Ele aborda de TUDO! Desde o peso no coração de entrar no avião rumo ao desconhecido, até a sensação de voltar e não se sentir mais em casa.
É simplesmente encantador como, aos poucos, Karla vai aprendendo a conviver com Maria Eduarda – sua parte escura, imatura, sequelada, mas ao mesmo tempo sua parte corajosa que a permitiu chegar até ali.
Esse livro contém várias surpresas – tanto boas quanto tristes – que te farão rir, chorar, se identificar, torcer e ficar curioso com o que está por vir no próximo capítulo.
Eu tenho certeza de que você vai se identificar com muitas partes dele. Esse foi o evento que esse livro me causou: Identificação. Ele me fez passear pela minha própria história e me sentir compreendida. Espero que você também se sinta.
Maria Eduarda me representa em tantas partes. Ela viveu muito. Intensamente. Karla acompanhou tudo de pertinho e transformou essa trajetória em um presente – porque sim, esse livro é um presente – para o público imigrante brasileiro.
Este livro deveria (junto com minha série de e-books) fazer parte do “Kit de iniciação da imigrante brasileira recém-chegada”.
Karla, a ti toda minha admiração. Sou MUITO, mas MUITO sua fã e desejo todo sucesso e visibilidade que você merece.
Muito obrigada por essa linda obra.
(*) Psicóloga morando na França, formada pela Universidade Dom Bosco (UCDB) e Mestre em Psicologia da Orientação, Avaliação e Conselho pela Université Paris X – Nanterre. Criou a revista Viajadamente, especializada na saúde mental dos imigrantes.